Dúvidas frequentes
O Portal do Desenvolvedor é uma plataforma criada para conectar parceiros. Nele, você encontrará todas as informações necessárias sobre como ter acesso às nossas APIs e suas especificações, além das documentações necessárias. Nosso objetivo é potencializar o desenvolvimento de suas soluções digitais, melhorando seus produtos e serviços.
O acesso ao Portal e sua documentação é aberto para qualquer usuário. Mas, lembramos que esse espaço é dedicado aos desenvolvedores que buscam criar novas oportunidades de negócio e soluções para seus clientes.
Não. O acesso ao Portal é gratuito. Aqui, você encontra informações sobre nossas APIs e suas especificações, além das documentações necessárias com exemplos de códigos e modelos para testes possibilitando uma integração ágil entre as aplicações.
API é a sigla de (Application Programming Interface). Ela é uma tecnologia utilizada para realizar a troca de informações entre sistemas de maneira segura e padronizada.
Atualmente, o uso das APIs disponíveis é gratuito. Mas, lembre-se: alguns produtos que estão relacionados a elas poderão ser tarifados. Por isso, recomendamos sempre verificar essa informação.
Para acessar as APIs é fácil. Basta você se cadastrar no Portal do Desenvolvedor. No topo desta página, você encontra o menu com o botão "Cadastre-se". Clique nele, preencha o formulário disponível, verifique as informações e aceite os termos de uso.
Por enquanto, as APIs do Santander que estão disponíveis são dos serviços: Pix e Open Finance. Mas, em breve, vamos disponibilizar novas APIs.
Aqui no Santander, utilizamos a autenticação OAUTH via Client ID and Client Secret. A autenticação OAUTH 2.0 é um protocolo de autenticação de APIs amplamente usado pela indústria e considerado benckmark internacional.
Aqui no Santander, utilizamos o ambiente Sandbox que permite uma excelente experiência no desenvolvimento do negócio
O Open Finance é um sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados, produtos e serviços de forma segura, entre clientes e instituições autorizadas pelo Banco Central.
Na prática, não. O conceito Open Finance é similar ao Open Banking – um sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados, produtos e serviços, de forma segura, entre clientes e instituições autorizadas pelo Banco Central.
O intuito da mudança de nome, de acordo com o Banco Central do Brasil (Bacen), veio com o objetivo de poder ampliar a participação das instituições, englobando não apenas os bancos, mas também outros sistemas financeiros, como corretoras, companhias de câmbio, fundos de previdência etc.
Você terá mais autonomia e controle sobre sua vida financeira. Já as instituições, passam a conhecer melhor o seu perfil como cliente, oferecendo produtos e serviços mais adequados às suas necessidades.