Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal

O que é Banking as a Service?

Criado em 09/11/2023 às 11:58 por Natan Rodrigues de Oliveira

O conjunto dos serviços “as a Service” tem ganhado cada vez mais destaque em diversos setores da economia. A famosa sigla “XaaS”, em que o “X” representa uma infinidade de produtos, tem um mercado com potencial de mais de R$ 1,9 bilhões para 2023 e R$ 4,6 bilhões para 2030, de acordo com pesquisa de autoria da 360iResearch. Este mercado é viabilizado pela disponibilização de produtos via APIs, que asseguram uma comunicação rápida e segura, o que permite que os negócios possam focar no core de seus produtos e seus clientes enquanto contratam serviços de empresas especializadas. 

Segundo a 30ª edição da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária realizada em 2022, 7 em cada 10 transações bancárias já são feitas em canais digitais e, em 2021, pela primeira vez, o número de contas abertas por canais digitais superou o de contas abertas por canais físicos. Além disso, o número de consultas de dados financeiros, transações bancárias e contratações de crédito e seguros também vem crescendo abruptamente nos canais digitais. A pesquisa deixa claro que os consumidores brasileiros preferem o uso de canais digitais, seja mobile ou internet banking, para realizar seus pagamentos e consultar suas transações. 

Neste contexto, eis que o “X” da questão se transforma em Banking. O Banking as a Service – BaaS – ganha cada vez mais notoriedade por empresas de diversos setores da economia, pois é oferecendo serviços financeiros personalizados a seus clientes finais que o negócio se empodera. Desta forma, qualquer empresa pode oferecer serviços financeiros sem a necessidade de se tornar um banco, delegando questões burocráticas e tecnológicas a quem fornece a plataforma BaaS. 

Afinal, o que é e para que serve o BaaS?

O BaaS é uma plataforma de serviços financeiros que permite que qualquer empresa possa oferecer produtos financeiros sem precisar ser uma instituição financeira, ou seja, empresas de segmentos variados podem, através do BaaS, oferecer serviços antes ofertados somente por instituições financeiras, como, por exemplo, transferências bancárias, pagamentos e conta digital. Assim, a empresa consegue oferecer serviços personalizados, aprimorar o relacionamento e ter mais ciência sobre o comportamento de consumo de seus clientes. 

Como funciona o Banking as a Service do Santander? 

O BaaS integra sua empresa a produtos e serviços financeiros via APIs e, com essa integração, você alia a força do seu negócio com a robustez do Santander, e aqui, estruturamos nossas ofertas em diversas soluções: 

  • Soluções transacionais: ofereça emissão e pagamento de boletos, saques 24h nas redes credenciadas e gere QRCODE para disponibilizar a seus clientes; 
  • Soluções de Cartões: uma forma simplificada de ofertar cartões Santander aos seus clientes incluindo os serviços de adquirência, fornecendo a comunicação necessária entre a empresa, o banco e as bandeiras de cartões. 
  • Soluções de Crédito: realize oferta de venda e gestão de crédito de maneira simples e segura. 
  • Serviços: são serviços variados, como produtos de câmbio, seguros e investimentos, que vinculam os clientes de forma segura e simples. 

Para usar as soluções, a empresa visualiza os serviços desejados na Biblioteca de APIs, consulta a documentação para entender os detalhes da integração, realiza testes no ambiente de sandbox através do portal do desenvolvedor e, por fim, cria as aplicações no ambiente de produção para uso das APIs. 

Quais são as vantagens em contratar a plataforma BaaS do Santander? 

  • Atrair mais clientes: permita que seus clientes usem serviços financeiros personalizados e de acordo com seu perfil. Ofereça cartões, pagamento de boletos, crédito e muitos outros serviços com a robustez do Santander.
  • Segurança: as APIs de nossos serviços seguem padrões rígidos e tecnologias de ponta que garante maior segurança e disponibilidade durante suas transações, conforme as regulamentações vigentes. 
  • Documentação: nossas APIs contêm vasta documentação a fim de acelerar o desenvolvimento e integração para nossos parceiros. 
  • Mais praticidade: oferecemos processos de ponta a ponta de forma simples, moderna e segura.