Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Pular para o conteúdo principal

SOAP x Rest API

Criado em 09/11/2023 às 17:50 por Leonardo Matheus Ferreira da Silva

Nos últimos anos, houve uma explosão no desenvolvimento de aplicativos e serviços da Web. A comunicação entre essas aplicações é realizada por meio de APIs (Application Programming Interface), que possibilitam a troca de informações e funcionalidades entre diferentes plataformas. 

Duas das tecnologias de API mais comuns são REST e SOAP. 

REST (Representational State Transfer) é uma abordagem arquitetural para o desenvolvimento de serviços Web. As APIs REST são baseadas no protocolo HTTP, e são projetadas para serem escaláveis, flexíveis e simples de usar. Usam recursos (ex: URLs) para representar entidades de negócio e as ações que podem ser realizadas neles. As operações mais comuns incluem GET, POST, PUT e DELETE. 

Já o SOAP (Simple Object Access Protocol) é um protocolo de troca de mensagens baseado em XML. É mais antigo que o REST e foi projetado para garantir a interoperabilidade entre diferentes plataformas. É utilizado um formato de mensagem estruturado que inclui informações sobre a mensagem, seus parâmetros e qualquer erro que possa ocorrer. Em SOAP, as operações são chamadas de métodos e são executadas em um modelo client-server. 

Algumas diferenças importantes ao escolher entre as duas tecnologias são: 

  • Estrutura de dados: Como mencionado, SOAP usa XML para estruturar as mensagens, e REST utiliza JSON (principalmente) ou XML. JSON é mais leve e fácil de ler, podendo deixar as APIs REST mais rápidas e eficientes. 
  • Padrões de segurança: Em SOAP, eles são bem estabelecidos (WS-Security e WS-Policy), garantindo a segurança dos dados durante a transmissão. Já em REST, não há padrões tão definidos, mas isso pode ser abordado por meio de outras práticas de segurança (autenticações, tokens, OAuth, etc). 

Resumindo, REST atualmente é o modelo de APIs mais popular e amplamente adotado devido a sua simplicidade, eficiência e flexibilidade. Porém, SOAP ainda é utilizado em algumas situações especificas, principalmente quando se trata de uma operação importante de interoperabilidade. 

Lembrando que a parte mais importante, é seguir as boas práticas de desenvolvimento de API, independente da tecnologia escolhida para construí-la. Usar verbos HTTP, definir recursos e a implementação de padrões de segurança sólidos, você poderá criar Web Services escaláveis, confiáveis e eficientes que atendam as demandas de seus projetos.